quinta-feira, 26 de abril de 2012

CRESCE A MOBILIZAÇÃO ESTUDANTIL A FAVOR DO TRANSPORTE COLETIVO DE QUALIDADE EM SÃO LUIS


Desde a semana passada a estudantada ludovicense está nas ruas em várias passeatas e mobilizações a favor do transporte público de qualidade e também cobrando do governo tucano de João Castelo medidas rápidas e inteligentes no sentido de agilizar a normalização da venda de meia-passagem na carteira estudantil.

Há semanas o sistema de venda de crédito online de meia-passagem encontra-se fora do ar. Com isso a estudantada tem que pagar uma passagem inteira dificultando o acesso do estudante á escola.

Em audiência pública no dia 19 deste mês, o SET, SMTT, e representante da DATAPRON (Empresa que fornece o sistema de software para venda de crédito), e as entidades estudantís UNE e UBES, decidiram que os estudantes pagariam a meia-passagem com a apresentação da carteira estudantil até que a empresa que fornece o sistema de software normalizasse o sistema. No entanto o SET, no mesmo dia decidiu que o sistema de venda de passe escolar que deixou de ser usado há anos substituído pela venda de crédito online, voltaria a ser usado provisoriamente. Mesmo assim,  o sistema inválido de passe escolar tinha um estoque mínimo de quantidade e a estudantada só poderia comprar 10 passes ao dia.



O caos no transporte público oferecido pela prefeitura de São Luis, gerou revolta não só na classe estudantil, mais na população de São Luis, principalmente pelas decisões tomadas pelos órgãos da prefeitura de São Luis e com isso, estudantes secundaristas e universitários estão em uma semana de mobilizações, passeatas e apitaços a favor de um transporte público de qualidade.


Nesta quarta-feira, estudantes secundaristas de escolas do centro da cidade, estiveram presentes em um mobilização onde saíram dos arredores da Praça Deodoro, passando pela sede do MEI e CES as entidades que vendem carteira estudantil, passando também pela sede da prefeitura e terminando dentro do terminal de integração da praia grande. O movimento estudantil universitário também se mobiliza a respeito da qualidade do transporte público, neste dia 23 estudantes da Universidade Federal do Maranhão também saíram ás ruas em mobilização. Universitários prometem aderir ao movimento estudantil em prol do falido transporte coletivo da cidade, para assim, juntos resgatar a essência de um transporte público bom e barato e de qualidade na capital do 
maranhão. 







Todos estes sinais, rumores de greve de motoristas e cobradores, ônibus  extremamente sucateados, redução da frota e falha no sistema de venda de crédito online, indicam é claro o aumento da passagem, e se tornou rotina nesse período do ano na capital do maranhão sendo assim, com a desculpa de que o transporte público não se encontra em um bom estado, a solução proposta pela prefeitura seria aumentar a passagem, que já é cara considerando o custo de vida de um cidadão de são luis independente do transporte coletivo ser bom ou não.  

0 comentários:

Postar um comentário


União da Juventude Socialista - São Luis - MA. Tecnologia do Blogger.