quarta-feira, 14 de março de 2012

ESTUDANTADA JOGADA ÁS COBRAS


[...] pois mesmo o ensino médio não cumpre seu papel na sociedade, pois a estudantada não sai com um emprego, não sai qualificada pra procurar um emprego e muito menos preparada pra passar num maldito vestibular, que cá entre nós já devia ter sido abolido a muito tempo[...] Lucio Bonavigo

Já é mais do que certa a comprovação de que o ensino público não serve pra extamente nada! Todos os anos milhões de estudantes terminam o Ensino Médio e sem nenhuma qualificação ficam a mercê de empregos exploradores que nunca vão dar futuro a ninguém. O fato é que a sua formação escolar já começa mal, considerando o grande descazo do governo com este importantíssimo fator que gera desenvolvimento. 

Desde o ensino fundamental, as crianças aprendem a viver submissas a diretores ditadores que são nomeados pela secretaria de educação de sua região, que por sua vez é mandado e desmandado literalmente pelo governo. Assim, a estudantada além de conviver em péssimas condições nas escolas sucateadas, tem que aprender uma "merreca" que os professores ensinam por causa do péssimo modelo de ensino do Brasil. Mais tarde, no Ensino Médio as coisas não mudam, ou pioram, escolas extremamente sucateadas com vários ou muitos anos sem reformas, professores mal pagos, opressão de diretores em relação ao movimento estudantil dentro das escolas, péssimo modelo pedagógico, entre outros podres.

Muitos são os casos de desistência, "Neste ano de 2011, cursei o 3º ano do ensino médio, as aulas começaram praticamente no mês maio por causa da greve de professores, a minha turma começou com 48 alunos, sendo que em Agosto só tinham 36 e só se formaram somente 28 no final do ano".

Sem interesse pela escola, estudantes deixam de frequenta-la e procuram emprego antes do tempo e sem nenhuma qualificação.

Sendo assim, o desinteresse do estudante pela escola que não tem nenhum atrativo que deveria ter, gera desistência em massa, com isso mais pessoas não estudam e a região fica mais pobre, porque não tem qualificação, e se não tem qualificação não tem emprego, se não tem emprego não tem renda, se não tem renda a população tende a ficar cada vez mais pobre e o problema se agrava.

Mais se você pensa que a "desgraça" acaba aí, "nós" estamos enganadíssimos, até depois de um jovem brasileiro ter mesmo completado o ensino médio, ainda se encontram jogados ás cobras, pois mesmo o ensino médio não cumpre seu papel na sociedade, pois a estudantada não sai com um emprego, não sai qualificada pra procurar um emprego e muito menos preparada pra passar num maldito vestibular, que cá entre nós já devia ter sido abolido a muito tempo, portanto é claro a desgraça que o Brasil é. A base de desenvolvimento do país é deixada de lado tanto pelo governo quanto pela sociedade despolitizada. 

É extremamente necessário engajar a juventude nos movimentos sociais porque além de ser uma escola alternativa, os movimentos sociais ensinam e preparam pessoasa não serem ignorantes quanto ao seu direito político. De fato o Ensino público do Brasil é uma "merda" mais espero melhoras nas próximas décadas, principalmente agora com essa onda de Brasil, China e Índia querendo ser as maiores economias do mundo.

0 comentários:

Postar um comentário


União da Juventude Socialista - São Luis - MA. Tecnologia do Blogger.